sábado, 1 de fevereiro de 2014

Corrida de Bicicletas Nudista



Uma forma artística e bem inovadora de protesto contra as mazelas sociais, como o individualismo capitalista, a poluição e impacto ambiental, a sociedade baseada em petróleo e automóveis, e o atraso da indústria e dos governos na obtenção de soluções e recursos energéticos renováveis, ecológicos, pouco poluentes e saudáveis tem sido empreendida por associações em todo o mundo dos chamados ciclonudistas.
O que são estas pessoas? Ciclonudistas são ciclistas que se propõem a organizar grandes pedaladas coletivas (uma pedalada é um passeio de bicicleta com itinerário bem delimitado, data e hora bem fixados), com grande número de adeptos, onde os ciclistas passeiam todos nus. Na verdade, alguns andam em suas bicicletas, dos mais variados modelos (incluindo, em alguns casos, triciclos, tandems e variantes), completamente nus, enquanto outros pintam seus corpos nus ou semi-nus. Algumas mulheres podem pedalar de calcinha e com os seios à mostra, outros usam perucas... enfim, um passeio ciclonudista é um evento de protesto, arte e festa, onde se luta pela consciência social frente aos problemas sócio-ambientais, mas também se comemora a oportunidade do evento.


Passeios ciclonudista em Nova Orleans, EUA.

Um dos exemplos de associações deste tipo é a francesa:


Que defende o protesto através do ciclismo nu. Segundo as informações do próprio site, a lei francesa parece autorizar sem problemas o exercício da associação, uma vez que estabelece, na sua jurisprudência, que: "A nudez simples, sem comportamento obsceno ou provocador, não constitui um crime de ultraje à decência pública". (Cuidado: verifique a jurisprudência a respeito do tema em seu país, de modo que você não se engaje em experiências que possam levá-lo a ser enquadrado como ofensor moral).
Segundo a associação francesa, o movimento mundial de ciclonudistas tem sua razão de ser como uma maneira de lutar por desobstruir as ruas dos perigos e friezas das máquinas, e devolvê-las à segurança, humanidade e equilíbrio do passeio público. "Por que manifestar? Denunciamos que nossas ruas são tomadas por carros, motos, scooters. A cidade se tornou um lugar hostil, perigoso e poluído. Transportes motorizados são a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa, perigo e incômodo na cidade. Queremos que o espaço público seja novamente um lugar simpático e acolhedor, um espaço dedicado a pessoas e eventos, não para máquinas e velocidade. Menos óleo = mais vida!".
Para eles, a bicicleta é um meio de transporte urbano eficaz, ecológico e social, além de um símbolo de libertação e um instrumento de transformação social. Os ciclistas correm nus porque eles se sentem nus frente à dominação mecânica dos automóveis potentes e velozes que permeiam as ruas das cidades. Mostrar o corpo nu é uma forma de se dizer natural, sincero, humano e vivo!


Passeio mundial de Ciclonudistas (Ciclistas nus), em Vancouver, Canadá.

Observem, no evento mundial reportado no vídeo acima, que a polícia abraça o protesto e protege os manifestantes, que são recebidos pela população sem violência, mas sim com apoio popular. O passeio ocorre o tempo todo de forma pacífica e os ciclistas pedalam devagar, sem pressa, marcando o território e proferindo sua mensagem.
Eventos de ordem mundial como este já ocorreram em diversas cidades, sempre abertos a todas as idades, em temperamento animado e festivo. Em junho de 2013, ocorreu em Lisboa, iniciando-se próximo à conhecida Praça Marques de Pombal, junto ao belíssimo Parque Eduardo VII (vide aqui).


  • Fotos de Ciclistas Nudistas

Abaixo, algumas fotos de ciclistas nus que participaram de manifestações pelo mundo; muitos deles, portando exuberantes pinturas corporais, cheias de cores e vida. Confira!! (Clique nas imagens para aumentá-las)







Alguns ciclonudistas mantêm uma galeria de fotos na rede, documentando os eventos de que participam. Verifique aqui uma boa galeria.


  • Embasamento Teórico

O movimento do ciclonudismo, especialmente quando se vale de pinturas corporais (body painting), está ligado a um gênero maior, denominado arte do corpo (body art). Este, por sua vez, compreende qualquer manifestação artística onde o corpo é instrumento e objeto, suporte único e principal da condução do discurso.
No teatro, a Arte do Corpo pode ser compreendida dentro do gênero denominado performance. Já nas artes plásticas, vemos muitas manifestações diferentes onde obras são geradas pela interferência direta do corpo, como, por exemplo, a técnica antropometria, criada por Yves Klein, que utiliza corpos femininos de modelos nuas cobertos de tinta, fazendo a vez de pincéis vivos, rolando sobre a tela e marcando a obra de arte (mais informações, vide aqui).
Artistas profissionais ou manifestantes políticos, a força expressiva do corpo nu sobrepuja todas as coisas, possibilitando esplendorosos espetáculos de rara beleza e deleite para os olhos e as almas...

Gostou?? Não gostou?? COMENTE!!
Se você é ciclonudista ou deseja ser, e se já participou de eventos como os relatados acima, então COMENTE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário